• Carregando...

A Coreia do Norte permitirá pela primeira vez em sua história que em seu território possa ser içada a bandeira nacional e soado o hino da Coreia do Sul por ocasião de uma competição de halterofilismo, informou nesta sexta-feira (6) o Ministério da Unificação de Seul.

"A Coreia do Norte nos notificou que será içada nossa bandeira e nosso hino nacional reproduzido se algum de nossos atletas ganhar uma medalha de ouro", informou uma porta-voz do Ministério sul-coreano.

Quarenta e um atletas sul-coreanos tentarão conseguir este desafio na Copa da Ásia e Campeonato Interclubes de Halterofilismo 2013, que acontecerá do dia 11 a 17 de setembro na capital norte-coreana, Pyongyang, e na qual participarão desportistas de diversos países asiáticos.

Trata-se de uma permissão incomum do regime de Kim Jong-un, que não reconhece os símbolos nacionais da Coreia do Sul, país com o qual mantém uma longa relação de rivalidade desde a divisão em dois da península em 1948 e a posterior Guerra da Coreia (1950/1953).

Além disso, a Coreia do Norte, o país mais fechado do mundo, sempre tentou ocultar de seus cidadãos toda informação relativa à Coreia do Sul, o que inclui o nome oficial do país (República da Coreia), seu hino e sua bandeira ("Taegukgi"), completamente desconhecidos para a maioria dos norte-coreanos.

Como único precedente, em maio passado a televisão estatal do país comunista ("KCTV") mostrou em uma ação insólita a bandeira da Coreia do Sul no placar de uma partida internacional de tênis de mesa.

O novo gesto conciliador norte-coreano acontece em uma etapa marcada pelo relaxamento da tensão entre as duas Coreias, que estes dias buscam superar um longo período de nervosismo e negociar o início de projetos em comum suspensos devido às más relações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]