A Coreia do Norte confirmou que realizou na terça-feira um teste bem-sucedido com um míssil hipersônico, o segundo deste tipo de projétil desenvolvido pelo país, informou a agência estatal de notícias KCNA.
"O míssil fez um movimento lateral de 120 quilômetros na distância de voo da ogiva deslizante hipersônica" que atingiu "com precisão um alvo fixado a 700 quilômetros", de acordo com os detalhes relatados pela imprensa oficial.
O relatório sobre o lançamento divulgado não especificou a velocidade do míssil.
"O lançamento do teste demonstrou claramente o controle e a estabilidade da ogiva deslizante hipersônica", informou a KCNA, ao declarar que o recente teste confirmou "a fiabilidade do sistema de bulbo de combustível em condições meteorológicas de inverno", uma possível referência ao recipiente de combustível líquido.
Ao contrário dos mísseis convencionais, que necessitam horas de injeção de combustível líquido antes do lançamento, o depósito deste novo sistema permite que o combustível seja armazenado durante meses antes da sua utilização imediata.
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, não esteve presente no teste, o primeiro teste de mísseis do regime desde o lançamento de um míssil balístico submarino em outubro do ano passado.
O novo teste foi detectado por Seul, Tóquio e Washington, mas nenhuma das partes compartilhou praticamente nenhum dado sobre o míssil.
Deixe sua opinião