Imagens de satélites comerciais revelaram que a Coreia do Norte escavou pelo menos duas grandes trincheiras em antigas estradas e ferrovias que ficam localizadas na sua fronteira com a Coreia do Sul. Tal informação foi revelada nesta quinta-feira (31) pela agência americana Associated Press (AP).
As trincheiras foram observadas em imagens obtidas por satélites da empresa Planet Labs PBC. Elas ficam localizadas em locais onde antes existiam estradas e ferrovias, que foram destruídas pelo regime de Kim Jong-un no começo deste mês.
A escavação das trincheiras na zona de tensão ocorre em um momento onde Coreia do Norte e Coreia do Sul intensificaram as trocas de acusações, com o regime norte-coreano enviando balões com dejetos para o Sul, e Seul sendo acusada de enviar drones para sobrevoar Pyongyang. Elas também coincidem com a exibição das crescentes capacidades nucleares e de mísseis de Kim, que também teria enviado munições e tropas à Rússia para apoiar a guerra do ditador Vladimir Putin na Ucrânia.
Segundo a AP, o trabalho nas trincheiras começou logo após as demolições de uma estrada na província de Kaesong, que faz fronteira com o Sul. A agência cita que os primeiros sinais das trincheiras apareceram em 17 de outubro, após quatro dias de cobertura de nuvens.
Uma das trincheiras, localizada a 1,7 quilômetros a oeste da Estação Dorasan, na Coreia do Sul, é de aproximadamente 125 metros de comprimento e sete metros de largura, com grandes montes de terra em ambos os lados.
“A finalidade da trincheira e da terra acumulada não é clara, mas parece ser algum tipo de bloqueio destinado a interromper as ligações de transporte”, afirmaram os analistas à AP. No local da trincheira, veículos e equipamentos de terraplanagem foram avistados, indicando que o trabalho ainda não foi concluído.