• Carregando...

Seul - Duas jornalistas americanas foram detidas nesta semana por soldados norte-coreanos enquanto faziam filmagens para uma reportagem perto da fronteira da Coreia do Norte com a China, informaram a mídia e um missionário sul-coreanos ontem.

As jornalistas Laura Ling e Euna Lee foram detidas na terça-feira, disse à Associated Press um missionário que conversou com elas depois da detenção. Elas são repórteres da Current TV, um órgão de mídia baseado na internet estabelecido no estado americano da Califórnia e de propriedade do ex-vice-presidente Al Gore.

O reverendo sul-coreano Chun Ki-won, diretor de uma missão que ajuda norte-coreanos a conseguirem asilo, disse ter sido informado que as duas mulheres e um guia contratado na China foram presos pelos soldados norte-coreanos. Ele, no entanto, não quis revelar suas fontes.

Local da prisão

Ele disse que soldados norte-coreanos detiveram as duas jornalistas, mas não está claro se a prisão ocorreu do lado chinês ou norte-coreano da fronteira. Mais tarde ele informou que um terceiro integrante norte-americano da equipe escapou "no último minuto".

Em Washington, um funcionário do Departamento de Estado disse ter informações sobre relatos de que duas cidadãs americanas foram levadas das proximidades do rio Tumen, no nordeste da Coreia do Norte. "Estamos trabalhando com funcionários do governo chinês na região para verificar o paradeiro das americanas em questão", disse Fred Lash, da assessoria de imprensa. "Estamos em contato com as autoridades norte-coreanas para expressar nossa preocupação".

Ele disse que funcionários do governo dos Estados Unidos estão em contato com a Embaixada sueca em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, que representa Washington no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]