• Carregando...
 | KCNA/REUTERS
| Foto: KCNA/REUTERS

A Coreia do Norte disparou sete mísseis de curto alcance para o mar, informaram ontem autoridades sul-coreanas. Foi o mais recente lançamento durante os exercícios militares conjuntos entre Coreia do Sul e Estados Unidos.

aliados

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Su-yong, está na Rússia para se reunir com o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov. Os dois países discutem a situação da península coreana e da Ásia.

Os mísseis terra-ar lançados na noite de quinta-feira sobrevoaram águas da costa leste do país, disse um ofi­cial da defesa sul-coreana que pediu anonimato.

Um oficial do Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreanas, que também não quis ser identificado, disse que o líder norte-coreano Kim Jong Un inspecionou os testes de mísseis. Kim costumar conduzir os testes do Exército, segundo a mídia estatal de Pyongyang.

A Coreia do Norte faz testes rotineiros com mísseis e artilharia, mas este último aconteceu no momento em que o país reage aos exercícios militares anuais entre Coreia do sul e Estados Unidos. Pyongyang diz que os exercícios têm como objetivo a preparação para a derrubada do governo norte-coreano.

A Coreia do Norte disparou dois mísseis no primeiro dia dos exercícios militares, no início do mês, e advertiu a respeito de ataques “impiedosos” contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Os exercícios continuam até o final de abril.

Como legado da Guerra da Coreia, travada entre 1950 e 1953, os Estados Unidos mantêm cerca de 28,5 mil soldados na Coreia do Sul. No início deste ano, a Coreia do Norte disse que estava disposta a impor uma moratória temporária em seus testes nucleares se Washington cancelasse os exercícios militares, mas o governo norte-americano rejeitou. Pyongyang realizou testes com bombas atômicas em 2006, 2009 e 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]