A Coreia do Norte anunciou neste sábado o teste bem-sucedido de um míssil balístico tático equipado com um novo sistema de navegação autônomo, sob supervisão do líder Kim Jong-un. “A confiabilidade e a precisão do sistema de navegação autônomo foram comprovadas no teste de lançamento”, informou a agência estatal de notícias KCNA, sem fornecer detalhes adicionais sobre o teste.
Kim manifestou “grande satisfação” pelo “valor estratégico” alcançado com o desenvolvimento da arma e expressou “profundo reconhecimento” aos grupos de ciência e tecnologia de defesa envolvidos no projeto, conforme relatado pela KCNA.
No dia anterior, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) comunicou ter detectado “diversos projéteis”, identificados como mísseis balísticos de curto alcance, lançados pela Coreia do Norte da região de Wonsan, na costa leste, em direção ao Mar do Leste da China.
Este lançamento representa o primeiro do tipo desde 2 de abril, quando a Coreia do Norte lançou um projétil de combustível sólido de alcance intermediário (IRBM), que supostamente transportava uma ogiva hipersônica testada com êxito.
O teste ocorreu simultaneamente à crítica do regime de Kim Jong-un, em um editorial, às iminentes manobras militares de verão a serem realizadas pela Coreia do Sul e pelos EUA, as quais foram descritas como um “exercício de ataque nuclear”.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião