A Coreia do Norte aceitou nesta terça-feira (9) uma proposta dos sul-coreanos para discutir questões militares, segundo comunicado conjunto divulgado após um encontro de alto nível entre representantes dos dois países, o primeiro do gênero desde 2015, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
O comunicado também confirma que o regime norte-coreano concordou em enviar uma delegação para a Olimpíada de Inverno a ser realizada na sul-coreana PyeongChang no próximo mês.
Na encontro desta terça-feira, que ocorreu no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, Seul e Pyongyang também concordaram em iniciar cooperação e trocas por meio de diversos níveis de conversações, informaram autoridades sul-coreanas.
A reunião ocorreu depois que o presidente norte-coreano, Kim Jong-un, fez uma rara oferta de reaproximação com Seul em sua mensagem de ano-novo. Na ocasião, ele expressou o desejo de enviar uma delegação aos jogos de PyeongChang e disse que seu país estava aberto para diálogo.
O encontro foi acertado na última sexta-feira (5), depois que Seul e os EUA concordaram em adiar exercícios militares conjuntos na região para depois da Olimpíada.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas