A Coréia do Norte quer o fim das sanções contra o país e quer que os Estados Unidos liberem suas contas bancárias internacionais, pré-condições para desmantelar seu programa nuclear, disse a agência de notícias Yonhap nesta quarta-feira.
Os termos devem se tornar um ponto de impasse nas negociações com Pyongyang.
O enviado Kim Kye-gwan fez as exigências durante reuniões em Pequim, na terça-feira, com representantes de outros países envolvidos nas negociações sobre o fim do programa nuclear norte-coreano, segundo a agência de notícias da Coréia do Sul.
A Coréia do Norte concordou em voltar às negociações -- que envolvem também Coréia do Sul, China, Japão, Rússia e EUA -- depois que seu primeiro teste nuclear, feito no mês passado, provocou sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).
Autoridades dos EUA querem que a Coréia do Norte cumpra, sem condições, um acordo do ano passado, em que se disse comprometida a ``abandonar todas as armas nucleares e programas nucleares existentes''. Em troca, os outros países ofereceram incentivos econômicos, políticos e de segurança.