A Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira (horário local) um foguete de longo alcance, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando uma fonte do governo da Coreia do Sul.
"A Coreia do Norte lançou um foguete de longo alcance e estamos acompanhando sua trajetória", disse a fonte.
Os norte-coreanos afirmam que o foguete irá posicionar um satélite em órbita para objetivos pacíficos de pesquisa, mas críticos ocidentais vêem o lançamento como um teste de míssil balístico, banido por resoluções da ONU.
Os Estados Unidos confirmaram o disparo do foguete, um Unha-3, lançado por Pyongyang para comemorar o centenário de nascimento do fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Il-Sung, nascido em 15 de abril de 1912 e falecido em 1994.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas convocará uma reunião de emergência na sexta-feira para discutir a situação na península coreana depois que Pyongyang lançou um foguete de longo alcance, disse um diplomata nesta quinta-feira.
A fonte explicou à AFP que os 15 membros do Conselho se reunirão "para decidir seus próximos passos" após o lançamento do foguete.