O presidente Kim Jong-il: provocação| Foto: KOR- KCNA-KNS / AFP
Mísseis coreanos disparados no Mar do Japão da costa leste do país eram de curto alcance
Veja também
  • Coreia do Norte lança quatro mísseis e aumenta a tensão na Ásia
  • EUA pedem que Coreia do Norte evite agravar tensão
CARREGANDO :)

Seul - A Coreia do Norte disparou ontem sete mísseis balísticos, de curto alcance, em sua costa oriental, aparentemente uma mensagem de desafio aos Estados Unidos, neste 4 de julho, em que os norte-americanos comemoram sua independência. Os lançamentos, dois dias após o país testar quatro mísseis de curto alcance, podem aumentar a tensão na região, uma vez que os Estados Unidos buscam apoio para a implementação, com rigidez, da mais recente sanção imposta pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas contra o regime comunista, pelo teste nuclear executado em maio.

A Coreia do Norte historicamente realiza testes com mísseis durante as comemorações da independência dos Estados Unidos.

Publicidade

O governo da Coreia do Sul disse que três mísseis foram disparados ontem um quarto míssil no horário do almoço e os últimos três durante a tarde. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul informou que os mísseis eram balísticos e devem ter alcançado uma distância superior a 400 quilômetros.

"Nosso exército está totalmente preparado para conter qualquer ameaça da Coreia do Norte e provocações baseadas na postura de defesa combinada entre os EUA e a Coreia do Sul", disse a Junta de Chefes de Gabinete em nota divulgada.

A agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap citou declarações de militares dizendo que os mísseis aparentemente eram do tipo Scud. Os mísseis Scud norte-coreanos são considerados de curto alcance, disse o militar sul-coreano. A agência Yonhap disse também ser possível que tenha havia lançamento de míssil Rodong de longo alcance, mas a uma curta distância.

Os mísseis Scud alcançam uma distância de até 500 quilômetros, suficiente para atingir a Coreia do Sul. O míssil Rodong pode atingir 1,3 mil quilômetros, colocando a maior parte do território do Japão em seu alvo.

A Coreia do Norte não pode, pelas resoluções internacionais, disparar mísseis Scud, mísseis de médio alcance ou longo alcance. Eles foram proibidos pelas resoluções das Nações Unidas, incluindo a Resolução 1874, aprovada após o teste nuclear submarino realizado em 25 de maio. Os lançamentos feitos na quinta-feira, entretanto, não violaram a resolução, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte. Segundo um especialista, os mísseis lançados na quinta-feira provavelmente eram do tipo Cruise.

Publicidade

Os mísseis balísticos são guiados durante sua ascensão para fora da atmosfera, mas caem livremente quando retornam. Os mísseis Cruise voam baixo e diretamente ao alvo.