Veja que essa é quinta sessão de testes em três meses| Foto:

Seul - O lançamento de quatro mísseis de curto alcance em um teste realizado pela Coreia do Norte ontem aumentou ainda mais as tensões no leste da Ásia. Os problemas na região se agravaram recentemente após os testes nucleares realizados pelos norte-coreanos e suas ameaças de ampliar seu arsenal atômico, em resposta às sanções da ONU contra o país.

CARREGANDO :)

A Coreia do Norte disparou dois mísseis antinavio para fora de sua costa leste entre 17h20 e 18 horas (5h20 e 6 horas de Brasília), que percorreram cerca de 100 quilômetros até cair no mar, informou uma autoridade do setor de defesa da Coreia do Sul. Um terceiro míssil foi lançado após duas horas. Pouco depois, a agência de notícias sul-coreana Yonhap noticiou o lançamento de um quarto projétil.

A ONU impôs sanções à Coreia do Norte depois de o país ter realizado um teste nuclear em 25 de maio. Analistas dizem que a aplicação das sanções, cujo objetivo é conter o comércio norte-coreano de armas, vai depender fortemente da China, seu parceiro comercial e maior fonte de ajuda.

Publicidade

O Japão condenou rapidamente o novo lançamento de mísseis. O país integra um grupo de seis nações que mantêm negociações com os norte-coreanos para pôr fim a seu programa nuclear, atualmente suspensas.

A China informou que está mandando seu enviado para os quatro países que integram o grupo de negociações sobre o programa nuclear norte-coreano, do qual também fazem parte a Coréia do Sul, Japão, EUA, Rússia. O outro membro, a própria Coreia do Norte, não está no itinerário do representante chinês.