A Coreia do Norte lançou ao menos um "projétil não identificado" nesta quinta-feira (9), de acordo com militares sul-coreanos, aumentando ainda mais as tensões com Washington e Seul.
"Por volta das 16h30, hoje, a Coreia do Norte disparou um projétil não identificado na direção leste da província de Sino-ri, na província de Pyongan", disse o Comando Conjunto da Coreia do Sul em comunicado, acrescentando que ainda está analisando o lançamento.
A Sino-ri é conhecida por ser uma base operacional de mísseis, que o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais diz ter mísseis balísticos de médio alcance.
No sábado passado, o ditador norte-coreano Kim Jong-un supervisionou pessoalmente um teste de múltiplos lançadores de foguetes e "armas táticas guiadas" na costa leste do país, segundo a imprensa estatal. O secretário de Defesa dos EUA, Patrick Shanahan, disse ao Congresso que o teste envolveu "foguetes e mísseis".
Alguns especialistas dizem que o lançamento da semana passada parece ter envolvido um míssil balístico de curto alcance, o que ainda não foi confirmado por Seul ou Washington.
A Coreia do Norte declarou, em abril de 2018, que descontinuaria os testes nucleares e os testes de mísseis balísticos intercontinentais. Mas o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que impôs sanções rígidas à Coreia do Norte, exigiu que Pyongyang pare com qualquer lançamento que use tecnologia de mísseis balísticos.
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
Quem são os “kids pretos”, alvos da PF por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
Empresas de Felipe Neto e Gusttavo Lima tiveram desconto milionário de impostos
Texto do Brasil é aprovado no G20; Milei se opõe à Agenda 2030 e a limite à liberdade de expressão