Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Coreia do Norte dispara vários mísseis de cruzeiro no mar Amarelo

Noticiário na Coreia do Sul repercute lançamento de mísseis pelo regime do ditador norte-coreano Kim Jong-un. (Foto: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN)

Ouça este conteúdo

A Coreia do Norte lançou neste sábado (02) vários mísseis de cruzeiro no mar Amarelo, segundo militares sul-coreanos. O movimento acontece dois dias depois de Coreia do Sul e Estados Unidos concluírem amplos exercícios conjuntos.

O lançamento ocorreu por volta das 4h (horário local; 16h de sexta-feira em Brasília), informou o Comando Militar Conjunto (JCS) da Coreia do Sul, que não deu mais detalhes.

"Manteremos nosso monitoramento e vigilância enquanto continuamos com nossa postura de prontidão total em cooperação com os Estados Unidos", disse o JCS em um comunicado.

Coreia do Sul e EUA concluíram exercícios militares na quinta-feira (31)

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram na quinta-feira (31) seus exercícios militares conjuntos, chamados Ulchi Freedom Shield (UFS), que a Coreia do Norte vê como um ensaio para uma invasão de seu território. O regime do ditador Kim Jong-un chegou falar em ameaça de uma "guerra termonuclear".

Em resposta, a Coreia do Norte anunciou um exercício de posto de comando militar supervisionado pelo ditador, que incluiu a simulação da tomada do território sul-coreano.

Pyongyang também lançou dois mísseis balísticos de curto alcance (SRBMs) no mar do Japão, horas depois de os EUA mobilizarem um bombardeiro estratégico B-1 para participar dos exercícios com os sul-coreanos.

Após o fracasso do diálogo de desnuclearização entre Washington e Pyongyang em 2019, a península se tornou novamente o cenário de uma escalada militar persistente, com o regime do ditador Kim Jong-un testando mísseis repetidamente e os aliados realizando grandes exercícios de guerra e enviando periodicamente recursos estratégicos do Pentágono.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.