Noticiário na Coreia do Sul repercute lançamento de mísseis pelo regime do ditador norte-coreano Kim Jong-un.| Foto: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN
Ouça este conteúdo

A Coreia do Norte lançou neste sábado (02) vários mísseis de cruzeiro no mar Amarelo, segundo militares sul-coreanos. O movimento acontece dois dias depois de Coreia do Sul e Estados Unidos concluírem amplos exercícios conjuntos.

CARREGANDO :)

O lançamento ocorreu por volta das 4h (horário local; 16h de sexta-feira em Brasília), informou o Comando Militar Conjunto (JCS) da Coreia do Sul, que não deu mais detalhes.

"Manteremos nosso monitoramento e vigilância enquanto continuamos com nossa postura de prontidão total em cooperação com os Estados Unidos", disse o JCS em um comunicado.

Publicidade

Coreia do Sul e EUA concluíram exercícios militares na quinta-feira (31)

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram na quinta-feira (31) seus exercícios militares conjuntos, chamados Ulchi Freedom Shield (UFS), que a Coreia do Norte vê como um ensaio para uma invasão de seu território. O regime do ditador Kim Jong-un chegou falar em ameaça de uma "guerra termonuclear".

Em resposta, a Coreia do Norte anunciou um exercício de posto de comando militar supervisionado pelo ditador, que incluiu a simulação da tomada do território sul-coreano.

Pyongyang também lançou dois mísseis balísticos de curto alcance (SRBMs) no mar do Japão, horas depois de os EUA mobilizarem um bombardeiro estratégico B-1 para participar dos exercícios com os sul-coreanos.

Após o fracasso do diálogo de desnuclearização entre Washington e Pyongyang em 2019, a península se tornou novamente o cenário de uma escalada militar persistente, com o regime do ditador Kim Jong-un testando mísseis repetidamente e os aliados realizando grandes exercícios de guerra e enviando periodicamente recursos estratégicos do Pentágono.