O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou ontem que a Coreia do Norte já não é mais capaz de criar uma crise internacional com suas provocações e assegurou que tanto os EUA quanto a Coreia do Sul são plenamente capazes de se defenderem. Segundo Obama, o fato de ele ter recebido na Casa Branca a nova presidente sul-coreana, Park Geun--hye, é uma prova de que a Coreia do Norte "fracassou mais uma vez".
"Os dias nos quais a Coreia do Norte conseguia criar uma crise e obter concessões acabaram", disse Obama a repórteres reunidos na Casa Branca depois de uma reunião com Park no Salão Oval. Esta é a primeira viagem de Park ao exterior depois que foi eleita. A visita a Obama marca os 60 anos da aliança entre Washington e Seul.
Divisão
Segundo Obama, a Coreia do Norte não conseguiu, com suas ameaças, provocar divisão entre EUA e Coreia do Sul nem obter respeito internacional. Mais cedo, a Coreia do Norte ameaçou os Estados Unidos e a Coreia do Sul por causa dos exercícios militares que acontecem nesta semana no Mar Amarelo.