O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, em encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em 2019| Foto: Alexei Nikolsky/Wikimedia Commons
Ouça este conteúdo

Em nota divulgada nesta quarta-feira (21), a Coreia do Norte informou que não pretende vender armas à Rússia, ao contrário do especulado pelos Estados Unidos.

CARREGANDO :)

Em nota publicada pela agência estatal KCNA, o Gabinete Geral de Equipamentos do Ministério da Defesa Nacional apontou que “recentemente, os EUA e outras forças hostis falaram sobre a ‘violação de uma resolução’ do Conselho de Segurança das Nações Unidas, espalhando um ‘rumor de negociações de armas’ entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a Rússia”.

No início de setembro, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Vedant Patel, havia dito que a Rússia estaria “em processo de compra de milhões de foguetes e projéteis de artilharia da Coreia do Norte para uso na Ucrânia”.

Publicidade

Na nota divulgada nesta quarta-feira, Pyongyang alegou que nunca exportou armas ou munições para a Rússia e não planeja fazê-lo, e que a divulgação dessa informação “visa manchar a imagem” da ditadura norte-coreana.

“Condenamos os Estados Unidos por divulgarem irrefletidamente o boato contra a RPDC com a intenção de atingir objetivos políticos e militares, e alertamos os EUA para que parem de fazer comentários imprudentes para provocar a RPDC e mantenham a boca fechada”, concluiu a nota.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]