Ouça este conteúdo
A Coreia do Norte reconheceu nesta quarta-feira (13) a independência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, seguindo os passos de Rússia e Síria, conforme anunciaram fontes diplomáticas norte-coreanas.
A respectiva nota foi entregue ao embaixador russo em Pyongyang, segundo um porta-voz da embaixada norte-coreana em Moscou, citado pela agência de notícias russa Interfax.
"A República Popular Democrática da Coreia reconheceu hoje a República Popular de Donetsk", escreveu o líder da República Popular de Donetsk, Denis Pushilin, no Telegram.
"O status internacional da República Popular de Donetsk continua se fortalecendo", disse Pushilin, que agradeceu ao povo norte-coreano pelo apoio e esperou o desenvolvimento das relações com o país asiático.
Em 29 de junho, a independência de Donetsk e Luhansk também foi reconhecida pela Síria.
"Incorporando a vontade e o desejo comum de estabelecer relações em todos os níveis, a República Árabe Síria decidiu reconhecer a independência e a soberania da República Popular de Luhansk e da República Popular de Donetsk", disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores sírio.
A Rússia reconheceu as autoproclamadas repúblicas populares no leste da Ucrânia em 21 de fevereiro, três dias antes de lançar uma campanha militar, segundo Moscou, no país vizinho.