O líder norte-coreano Kim Jong Un declarou que suspenderá testes nucleares e de mísseis a partir deste sábado (21) e que fechará o local onde os seis testes nucleares anteriores foram realizados.
"A partir de 21 de abril a Coréia do Norte interromperá os testes nucleares e os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais", informou a Agência Central de Notícias da Coréia (KCNA, na sigla em inglês) em um relatório no sábado de manhã (horário da Coreia).
Isto é resultado de uma reunião do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coréia, na sexta-feira (20), para discutir questões políticas relacionadas a "uma nova etapa" em um período "histórico".
"O Norte vai fechar um local de testes nucleares no lado norte do país para provar a promessa de suspender o teste nuclear", informou a KCNA.
Isso acontece menos de uma semana antes de Kim se encontrar com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na primeira cúpula inter-coreana em 11 anos. Moon disse que Kim está disposto a discutir a desnuclearização e que ele não insistirá que as tropas americanas sejam retiradas da Coréia do Sul como parte de qualquer acordo.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião