A Coréia do Sul está segura de que a Coréia do Norte tem armas nucleares e Seul estima que Pyongyang tenha produzido uma ou duas bombas, disse nesta sexta-feira o ministro da Defesa sul-coreano, em meio a notícias de que o Norte pode estar preparando um teste nuclear.
O ministro da Defesa da Coréia do Sul, Yoon Kwang-ing, já havia dito antes acreditar que o Norte tenha uma ou duas bombas nucleares, mas suas declarações ao parlamento nesta sexta-feira foram uma das mais fortes até agora a respeito da posse de bombas atômicas por parte do Norte.
- Estima-se que o Norte tenha uma ou duas - disse Yoon em audiência parlamentar ao ser questionado sobre o arsenal nuclear do rival.
Quando perguntado se o Sul não tinha dúvida de que o Norte possui uma arma nuclear, Yoon disse:
- Correto.
Yoon disse também que não há evidência suficiente no momento para concluir que o Norte esteja próximo de conduzir seu primeiro teste nuclear.
A Coréia do Norte declarou em fevereiro de 2005 que possui armas nucleares. Reportagens nos Estados Unidos e no Japão disseram que o Norte pode estar preparando-se para fazer um teste nuclear subterrâneo.
Um julho, o país comunista desafiou as advertências internacionais e testou sete mísseis, provocando condenação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Yoon disse que houve atividade em uma instalação norte-coreana, conforme relatos da mídia, mas que não há evidência para concluir que o teste seja iminente.
- É necessária mais análise de dados para se falar sobre a possibilidade - disse.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano