A Coreia do Norte lançou neste domingo (30) um suposto míssil balístico em direção ao mar do Japão segundo o Exército da vizinha Coreia do Sul. Os chefes do Estado-Maior Conjunto do país detectaram o lançamento, que ocorreu por volta das 8 horas de domingo (20h de sábado no horário de Brasília) e teria tido origem na província de Jagang, localizada na fronteira com a China, de acordo com a agência sul-coreana Yonhap.
O artefato seria um míssil de médio alcance, o maior testado pela Coreia do Norte desde 2017, segundo a agência Reuters. O Ministério da Defesa do Japão, que também detectou o lançamento, disse que se trata de um míssil balístico e segue coletando informações com navios na região.
Esta é a sétima rodada de lançamentos de mísseis norte-coreanos só no mês de janeiro, em meio a conversas sobre desnuclearização paralisadas entre o regime da Coreia do Norte e os Estados Unidos. Antes do lançamento detectado neste domingo, foram disparados dois mísseis de curto alcance, aparentemente balísticos, na quinta-feira passada (27), mísseis de cruzeiro do interior do país na terça-feira (25), além de outros registros do lançamento de mísseis balísticos e hipersônicos desde o início do ano.
Pyongyang ameaçou recentemente um possível reinício dos seus testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais, afirmando que considera retomar todas as suas "ações temporariamente suspensas" no âmbito da defesa.