A Coreia do Norte testou um míssil de curto alcance na costa leste do país nesta segunda-feira, no dia em que a morte do líder Kim Jong-il foi anunciada, informou a mídia sul-coreana.
Segundo a agência de notícias Yonhap, uma autoridade do governo sul-coreano consultada não acreditava que havia uma relação entre o lançamento do míssil e a morte de Kim.
"Isso é algo que as forças militares têm acompanhado, e não acreditamos que tenha relação com a morte do presidente Kim Jong-il", disse uma autoridade, não identificada pela agência Yonhap.
O lançamento provavelmente foi realizado durante a manhã, antes de a mídia estatal norte-coreana anunciar, ao meio-dia (horário local), a morte de Kim Jong-Il. O líder sofreu um ataque cardíaco no sábado.
O Ministério de Defesa da Coreia do Sul e o gabinete do Chefe de Estado-Maior não quiseram confirmar o relatório.
A Coreia do Norte realiza testes periódicos de lançamentos de mísseis em águas próximas à costa, como parte de treinamentos de rotina ou em momentos politicamente sensíveis. O último lançamento desse tipo foi realizado em junho, segundo informações divulgadas pelo país.