A Coreia do Norte testou um míssil de curto alcance na costa leste do país nesta segunda-feira, no dia em que a morte do líder Kim Jong-il foi anunciada, informou a mídia sul-coreana.
Segundo a agência de notícias Yonhap, uma autoridade do governo sul-coreano consultada não acreditava que havia uma relação entre o lançamento do míssil e a morte de Kim.
"Isso é algo que as forças militares têm acompanhado, e não acreditamos que tenha relação com a morte do presidente Kim Jong-il", disse uma autoridade, não identificada pela agência Yonhap.
O lançamento provavelmente foi realizado durante a manhã, antes de a mídia estatal norte-coreana anunciar, ao meio-dia (horário local), a morte de Kim Jong-Il. O líder sofreu um ataque cardíaco no sábado.
O Ministério de Defesa da Coreia do Sul e o gabinete do Chefe de Estado-Maior não quiseram confirmar o relatório.
A Coreia do Norte realiza testes periódicos de lançamentos de mísseis em águas próximas à costa, como parte de treinamentos de rotina ou em momentos politicamente sensíveis. O último lançamento desse tipo foi realizado em junho, segundo informações divulgadas pelo país.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira