Na Coreia do Norte, a propaganda governamental ocupa os espaços da publicidade privada nas ruas| Foto: Atahualpa Amerise/Efe

Transformar as mulheres "em assistentes" de seus maridos, defender Kim Jong-un com "anéis de força" e construir "um país de cogumelos" são alguns dos 310 novos slogans publicitários do regime da Coreia do Norte.

CARREGANDO :)

Nas ruas norte-coreanas não existe publicidade privada. Elas são ocupadas por propaganda governamental com frases de elogio à dinastia Kim, ao Partido dos Trabalhadores e ao progresso da "pátria socialista", slogans que vão ser renovados por ocasião do 70.° aniversário do fim da colonização japonesa.

Segundo anunciou nesta sexta-feira (13) o regime, os novos slogans ocuparão em breve desde os painéis nas ruas até centenas de milhares de pôsteres e folhetos distribuídos ao longo do país.

Publicidade

Os slogans têm como objetivo, segundo o analista sul-coreano Chang Yong-seok, "promover a fidelidade" à dinastia que governa o país com mão de ferro desde sua fundação, em 1948.

Chang, especialista em assuntos norte-coreanos da Universidade Nacional de Seul, destaca que muitos dos novos lemas mostram "a vontade do regime de melhorar a economia" e de combater a crônica escassez de alimentos, que o país sofre desde os anos 90.

Desta forma, na lista podemos encontrar slogans tão pitorescos como "Nos transformaremos no país dos cogumelos mediante seu cultivo científico, intensivo e industrializado!" ou "Façamos cair as frutas em cascata e que seu doce aroma impregne o ar sobre um mar de maçãs!".

Além das palavras agrícolas, também destaca-se um slogan machista: "Que as esposas dos oficiais se transformem em fiéis assistentes de seus maridos!". Sobre este último, o professor explica que, "a Coreia do Norte é uma sociedade muito patriarcal e sexista", em linha com a tradição confucionista que imperou durante séculos e ainda é fortemente presente.