A Coréia do Norte lançou nesta terça-feira dez mísseis de curto, médio e longo alcance, segundo a agência de notícias "Yonhap", que cita fontes do serviço secreto sul-coreano. Este número corrige o apresentado pela Casa Branca, que afirmou mais cedo que seis projéteis foram lançados.

CARREGANDO :)

O lançamento fez soar o alarme na Coréia do Sul, que instituiu um gabinete de emergência, e no Japão, que chamou para consultas sua missão diplomática na ONU. O porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, no entanto, não quis confirmar as informações sobre o lançamento dos mísseis.

De acordo com os serviços de inteligência citados pela "Yonhap", os mísseis, do tipo "Scud", "Rodong" e "Taepodong", foram lançados de diferentes lugares, entre eles a base de Musudanri.

Publicidade

Ainda segundo as fontes da "Yonhap", que pediram para não serem identificadas, a "Coréia do Norte tem capacidade para lançar simultaneamente diferentes tipos de mísseis de diferentes bases".

Em sua notícia, a agência oficial sul-coreana acrescenta que, no mês passado, quando foram descobertos os preparativos para o lançamento de um míssil balístico de longo alcance do tipo "Taepodong-2", também foram detectados indícios de que Pyongyang poderia lançar mísseis "Scud" e "Rodong".