As Coreias do Norte e do Sul estabeleceram pela primeira vez uma linha telefônica direta entre seus líderes, uma medida que visa construir confiança uma semana antes de os presidentes dos dois países se reunirem na zona desmilitarizada na fronteira das duas nações.
O escritório presidencial em Seul disse ontem à noite que testou com sucesso uma conexão telefônica com o escritório do líder norte-coreano, Kim Jong Un.
O estabelecimento da linha telefônica direta acontece, enquanto Kim se prepara para uma reunião de cúpula na próxima semana com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, antes do encontro planejado com o presidente dos EUA, Donald Trump, no final de maio ou junho.
O teste foi “tranquilo” e durou quatro minutos e 19 segundos, disse Youn Kun-young, diretor do escritório do governo sul-coreano.
Ao longo dos anos, as duas Coreias cortaram canais de comunicação à medida que as tensões aumentavam. As duas Coreias finalmente cortaram sua linha militar no início de 2016, durante um aumento nas tensões. Eles reativaram a linha no começo deste ano.
As duas Coreias já mantiveram cerca de 30 linhas de contato, mas a linha telefônica direta iniciada ontem é a primeira entre os dois líderes. Fonte: Dow Jones Newswires
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião