Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diálogo

Coreias do Sul e Norte se reúnem pela primeira vez desde 2011

Autoridades se reuniram no vilarejo de Panmunjom | Reuters
Autoridades se reuniram no vilarejo de Panmunjom (Foto: Reuters)

Autoridades da Coreia do Norte e Sul tiveram ontem a primeira conversa desde fevereiro de 2011, no âmbito governamental, para se preparar para uma reunião, na próxima quarta-feira, que irá discutir a reabertura de projetos suspensos, como o parque industrial de Kaesong.

As conversas preparatórias foram realizadas no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, que sediou a assinatura do acordo do fim da Guerra das Coreias, ocorrida entre 1950 e 1953.

As relações bilaterais haviam sido interrompidas desde que a Coreia do Norte cortou os canais de comunicação com Seul e intensificou as ameaças de guerra contra a Coreia do Sul e Estados Unidos durante os exercícios militares de maio.

Reunião

As autoridades discutiram questões administrativas e técnicas, tais como a agenda do encontro ministerial e o tamanho das delegações, informou o porta-voz do Ministério de Unificação de Seul, responsável pelas questões da Coreia do Norte. O programa nuclear da Coreia do Norte não deve entrar em discussão. Nenhuma das partes mencionou o assunto.

Após rejeitar contato com autoridades do Sul por semanas, Pyongyang propôs um diálogo sobre o parque industrial de Kaesong e outras questões na semana passada. A Coreia do Sul respondeu com uma proposta de reunião ministerial em Seul, no próximo dia 12 de junho. Ambas não realizam esse tipo de reunião desde 2007.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.