Autoridades da Coreia do Norte e Sul tiveram ontem a primeira conversa desde fevereiro de 2011, no âmbito governamental, para se preparar para uma reunião, na próxima quarta-feira, que irá discutir a reabertura de projetos suspensos, como o parque industrial de Kaesong.
As conversas preparatórias foram realizadas no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, que sediou a assinatura do acordo do fim da Guerra das Coreias, ocorrida entre 1950 e 1953.
As relações bilaterais haviam sido interrompidas desde que a Coreia do Norte cortou os canais de comunicação com Seul e intensificou as ameaças de guerra contra a Coreia do Sul e Estados Unidos durante os exercícios militares de maio.
Reunião
As autoridades discutiram questões administrativas e técnicas, tais como a agenda do encontro ministerial e o tamanho das delegações, informou o porta-voz do Ministério de Unificação de Seul, responsável pelas questões da Coreia do Norte. O programa nuclear da Coreia do Norte não deve entrar em discussão. Nenhuma das partes mencionou o assunto.
Após rejeitar contato com autoridades do Sul por semanas, Pyongyang propôs um diálogo sobre o parque industrial de Kaesong e outras questões na semana passada. A Coreia do Sul respondeu com uma proposta de reunião ministerial em Seul, no próximo dia 12 de junho. Ambas não realizam esse tipo de reunião desde 2007.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais