Seul - Coreia do Norte e Coreia do Sul iniciarão diálogo militar no próximo dia 8, anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano, em um passo importante para reduzir a recente tensão na península coreana.
O encontro de 8 de fevereiro deve estabelecer o calendário, a pauta e o local para uma reunião de alto nível, provavelmente entre os ministros da Defesa dos dois países.
Nos últimos meses, a tensão na península coreana tem aumentado. Os dois principais incidentes foram o naufrágio do navio de guerra sul-coreano Cheonan, em março de 2010, que deixou 46 tripulantes mortos, e o ataque de artilharia norte-coreana, em novembro, à ilha de Yeonpyeong, que deixou quatro mortos. Seul já disse que é "absolutamente necessário" manter um diálogo separado sobre a desnuclearização.
Tentativas
No início de janeiro, o regime de Kim Jong-il propôs um diálogo incondicional à Coreia do Sul para resolver a crise, mas Seul acolheu a proposta com frieza e pediu como condição um compromisso sério e responsável de Pyongyang.
Desde então, contudo, os dois países caminham para a redução na tensão regional. As duas Coreias restabeleceram a linha telefônica direta entre seus escritórios da Cruz Vermelha na área desmilitarizada de Panmunjom, que estava suspensa desde maio de 2010.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano