O chefe de políticas do Ministério da Unificação sul-coreano, Chun Hae-sung (à direita), cumprimenta a representante norte-coreana, Kim Song-hye, em Panmunjom, na Coreia do Sul. É o primeiro encontro oficial dos dois países em dois anos| Foto: EFE/EPA/MINISTRY OF UNIFICATION

Coreia do Norte e Coreia do Sul começaram neste domingo (9) no lado sul da fronteira em Panmunjom seu primeiro encontro oficial em dois anos, que tem como objetivo preparar uma reunião em nível ministerial dos países para a próxima quarta-feira (12).

CARREGANDO :)

Participam do encontro, que começou às 10h15 (horário local, 22h15 de sábado (8) em Brasília), três representantes de cada país, que acertarão os assuntos da agenda da próxima reunião, informou à Agência Efe o Ministério da Unificação sul-coreano. A última reunião bilateral entre autoridades dos dois países foi em fevereiro de 2011 e nessa ocasião foi um encontro entre militares.

"Existe a necessidade de construir confiança", disse o chefe de políticas do Ministério da Unificação sul-coreano, Chun Hae-sung, acreditando que a partir de agora as duas Coreias possam entrar em uma dinâmica construtiva, após vários meses de tensão elevada e três anos de más relações. Em imagem divulgada do encontro, Hae-sung aparece cumprimentando a representante norte-coreana, Kim Song-hye.

Publicidade

Próximo encontro

Coreia do Sul e Coreia do Norte conseguiram aproximar posições durante a primeira sessão da reunião preliminar realizada neste domingo (9), o primeiro contato bilateral tête-à-tête em dois anos, destinado a preparar um histórico encontro de ministros na próxima quarta-feira. "As duas partes mantêm a vontade de realizar a reunião de ministros", declarou um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, sugerindo portanto que as negociações estão indo bem, porém não revelando detalhes sobre os avanços conseguidos.

O porta-voz explicou que os representantes de Norte e Sul debateram por enquanto o protocolo, a localização, a ordem do dia e o tamanho das delegações que estarão no próximo encontro ministerial, que previsivelmente vai acontecer na quarta-feira em Seul.

Todos os detalhes sobre este próximo encontro serão fechados ainda neste domingo, durante a segunda e última sessão da reunião preliminar, segundo o porta-voz da Unificação.

Se finalmente acontecer, a reunião será histórica, já que o último encontro a esse nível entre Norte e Sul data de 2007 e nos últimos anos as relações entre ambos os vizinhos foram marcadas pela tensão e por constantes desencontros.

Publicidade