Seul (Das agências internacionais) – O governo sul-coreano anunciou ontem que as duas Coréias acertaram abrir suas estradas em outubro próximo, mês no qual serão feitos também os testes ferroviários necessários para conectar suas linhas férreas antes do fim do ano. Um dirigente do governo de Seul entrevistado pela agência Yonhap disse que o acordo foi alcançado no sábado, na localidade de Kaesong, Coréia do Norte, onde estavam reunidos desde a quinta-feira passada representantes dos dois Estados para acelerar a conexão de seus transportes por terra. Ao fim da reunião de trabalho, ambas as partes também acertaram realizar em agosto uma inspeção conjunta das linhas férreas que unirão de novo os dois países após mais de meio século de separação.

CARREGANDO :)

A península da Coréia está dividida desde o final da II Guerra Mundial e esteve envolvida em um conflito armado fratricida entre 1950-1953 que selou, até o momento, a divisão entre o Norte comunista e o Sul capitalista.

A conexão de ferrovia e estrada entre os dois países é resultado da histórica cúpula realizada em junho de 2000 entre o então presidente sul-coreano, Kim Dae-jung, e o líder norte-coreano, Kim Jong-il, que abriu o processo de reconciliação. A crise em torno do programa nuclear da Coréia do Norte estagnou nos últimos anos alguns dos projetos estipulados em 2000. A cooperação foi retomada e até acelerada após a reunião de junho, em Seul, que serviu ainda para impulsionar a volta de Pyongyang à mesa de negociações multilaterais sobre seu programa nuclear.

Publicidade