Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Epidemia

Coronavírus pode se propagar para todos os países em breve, alerta OMS

coronavírus
Limpeza de uma estação de metrô em Seul, na Coreia do Sul (Foto: YONHAP / AFP)

Ouça este conteúdo

A organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou a avaliação de risco de contágio e de impacto do coronavírus, a nível global, de "alto" para "muito alto", igualando a classificação mundial à da China. O órgão ligado às Nações Unidas também alertou que, em breve, todos os países podem sofrer surtos de Covid-19 devido à rápida propagação do novo coronavírus pelo mundo.

O porta-voz da organização, Christian Lindmeier, disse em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28) que a epidemia estava "ficando maior" e reiterou os alertas de que a doença respiratória, que já causou a morte de mais de 83 mil pessoas, pode se espalhar pelo mundo. A OMS, porém, não classificou a propagação do coronavírus como uma pandemia.

O órgão internacional acredita que, embora tenha potencial para se tornar uma pandemia, não seria prudente declará-la como tal neste momento, porque essa classificação sugere que todas as pessoas do mundo serão expostas ao vírus, o que ainda não é o caso.

"Ainda temos chances de conter o coronavírus, se forem tomadas ações robustas para detectar casos cedo, isolar e tratar pacientes e identificar a rede de transmissão", explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O alerta vem no mesmo em dia em que as autoridades mexicanas confirmaram o primeiro caso de infecção por coronavírus no México. De acordo com o subsecretário de Saúde do país, Hugo López-Gatell, trata-se de um homem de 35 anos, morador da Cidade do México, que recentemente esteve na Itália. O paciente está internado no Instituto Nacional de Enfermidades Respiratórias, segundo a rede de televisão Univisión. As equipes de saúde também investigam um caso suspeito em Sinaloa.

Este é o segundo caso confirmado de coronavírus na América Latina. O primeiro foi registrado no Brasil e, até a manhã desta sexta-feira, nenhum outro paciente foi diagnosticado com o vírus no país.

O primeiro caso na África subsaariana também foi comunicado nesta sexta-feira, na Nigéria. É um homem italiano que trabalha na Nigéria e viajou de Milão a Lagos no dia 25 de fevereiro. Há outros dois casos no continente africano: no Egito e na Argélia.

O coronavírus já chegou a todos os continentes, com exceção da Antártida. Noventa e quatro por cento dos casos estão concentrados na China continental, mas o número de novas infecções registradas além das fronteiras chinesas já está superando os informados por Pequim. Coreia do Sul, Itália e Irã são os principais epicentros do surto fora da China. Veja os números no mapa e lista abaixo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.