Veículo da Universidad de Santiago de Chile.| Foto: Sebastián Silva/Efe
Veículo da Universidad Técnica Federico Santa María, do Chile.
Piloto da equipe da Universidad de Tokai, do Japão.
Veículo da Universidad Técnica Federico Santa María, do Chile.
Veículo da Universidad de Tokai, do Japão.
Membros da equipe Skoll da Universidad Andres Bello, do Chile, revisam veículo.
Veículo da Universidad Diego Portales, do Chile.
Veículo da Universidad Diego Portales, do Chile.
CARREGANDO :)

O deserto do Atacama, no Chile, é o palco para uma corrida diferente, que começou na última quinta-feira (13) e segue até a próxima segunda(16). A Corrida Solar do Atacama repune 20 equipes que percorrerão 1,4 mil quilômetros usando como combustível apenas a energia solar. O objetivo maior do evento, que está na sua terceira edição, é despertar para o uso de fontes de energia limpas e sustentáveis.

Segundo o jornal chileno 24 horas, essa é a única competição do gênero na América Latina. A região foi escolhida por ter os maiores índices de radiação solar do planeta. Para participar, os competidores devem atender a uma série de requisitos. Durante três dias seguidos, os veículos são submetidos a testes de segurança, sobretudo nas partes elétrica e mecânica.

Publicidade

Aos vencedores não há premiação em dinheiro, mas "o trunfo de fazer inovação tecnológica", segundo os organizadores. O público, por sua vez, pode conhecer os veículos e suas tecnologias, além de participar de oficinas de eficiência energética.

Veja os veículos participantes