Em um cenário em que manchetes de jornais estampam casos de corrupção crescentes na política, aplicativos vêm tentando imitar a vida. Um novo jogo para computador foi lançado na Espanha com a meta de enriquecer o avatar da pior forma possível: seu personagem principal é um prefeito corrupto.
Inspirado em escândalos reais dos últimos anos, a única regra do “Corrupt Mayor Clicker” ou “Alcalde corrupto” é que tudo que você faz no jogo deve ser ilegal.
“Seja um bom político, conspire e roube tudo que puder até que você junte uma quantidade insana de dinheiro no nosso banco suíço”, diz o slogan. O jogo já foi baixado mais de 100 mil vezes até agora.
Escândalos
O game reflete o atual momento no país. Muitos líderes políticos da Espanha foram acusados de corrupção nos últimos anos. O ex-tesoureiro do Partido Popular da Espanha (PP) Luis Barcenas, por exemplo, aguarda julgamento pela acusação de corrupção e repasse de fundos para colegas do partido. Um companheiro partidário, Carlos Fabra, pôs a pedra fundamental em um aeroporto de € 150 milhões em 2011, decorado com uma estátua de si mesmo. Até hoje, nenhum voo comercial pousou em suas pistas. Até mesmo a irmã do rei, Cristina, é acusada de fraude nos impostos. Ela também nega.
“Todos os dias, quando assistimos à TV, um novo escândalo de corrupção surge”, explica Javier López Camba, um dos desenvolvedores do jogo. Cada cenário foi criado para se referir a um caso específico, mas “qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”, Camba faz questão de deixar claro.