• Carregando...

Centenas de crianças cubanas reunidas no Parque Lenin, em Havana, cantaram parabéns nesta sexta-feira para o ex-presidente Fidel Castro, que completou 84 anos recuperado da doença que o afastou do poder em 2006.

Fidel não esteve presente, mas as crianças o aplaudiram diante de um enorme bolo com a bandeira cubana e a frase "Felicidades Comandante". "Desejo que passe muito bem e se divirta muitíssimo", disse Laura, de 10 anos.

Fidel rompeu no mês passado seu prolongado isolamento e vem participando de dezenas de atos públicos, incluindo o lançamento de um livro de suas memórias de guerrilheiro e uma sessão especial do Parlamento.

Na quinta-feira ele se reuniu com a senadora colombiana Piedad Córdoba para falar sobre o processo de paz na Colômbia, e na madrugada desta sexta-feira postou na Internet uma nova coluna de opinião.

A recuperação de Fidel fez emergirem dúvidas sobre sua influência em Cuba num momento em que seu irmão e atual presidente, Raúl Casto, se dispõe a abrir novos espaços para a iniciativa privada, para tentar reanimar a economia.

Mas Fidel vem se mantendo distante da política interna. Ele dedica sua energia a alertar para o perigo de uma guerra nuclear se, como acredita, os Estados Unidos e Israel atacarem o Irã.

A TV estatal cubana celebrará o aniversário com a transmissão de um documentário sobre a amizade de Fidel com o falecido líder vietnamita Ho Chi Minh.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]