Equipes de emergência e resgate são vistas no local de um prédio que desabou, em Lagos, em 13 de março de 2019 | Foto: SEGUN OGUNFEYITIMI/AFP| Foto:

Pelo menos oito crianças morreram e muitas estão presas em escombros após o desabamento de um prédio de três andares onde ficava uma escola primária e um berçário. O incidente, cuja causa ainda não foi esclarecida, ocorreu nesta quarta-feira (13), por volta das 10h (6h em Brasília), em Lagos, na Nigéria.

CARREGANDO :)

Segundo testemunhas, cerca de 40 jovens foram retirados com vida dos escombros. Moradores da região, no entanto, dizem que mais de cem crianças estudam no local, o que pode elevar o total de jovens presos sob a estrutura, localizada em uma área densamente povoada da capital econômica do país.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram placas gigantes de concreto empilhadas umas sobre as outras. Com auxílio de um trator, as equipes de resgate retiraram parte dos escombros dos dois pisos superiores e chegaram perto do primeiro andar.

Publicidade

Uma pessoa envolvida no resgate afirmou ter visto 20 crianças presas na parte inferior do prédio, mas disse temer que os escombros entrassem em colapso antes que elas pudessem ser salvas.

"Acreditamos que muitas pessoas, incluindo crianças, estão presas na estrutura", afirmou o porta-voz dos Serviços de Emergência da Nigéria (Nema), Ibrahim Farinloye. "Não posso dizer muito mais por enquanto, nossas equipes estão no local e a situação é confusa."

Desabamentos

Desabamentos ocorrem com frequência na Nigéria, onde as regras de construção são rotineiramente desrespeitadas.

O incidente mais conhecido ocorreu em setembro de 2014, quando 116 pessoas, incluindo 84 sul-africanos, morreram em Lagos após o colapso de um prédio de seis andares no qual um proeminente tele-evangelista, Joshua TB, estava pregando. A investigação encontrou falhas estruturais no edifício, cuja construção era ilegal.

Publicidade

Em dezembro de 2016, pelo menos 60 pessoas foram mortas pelo colapso do teto de uma igreja em Uyo, capital do Estado de Akwa Ibom, no leste do país.

Com agências internacionais.