O crime organizado movimenta cerca de US$ 870 bilhões por ano no mundo, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Escritório das Nações Unidas pelo combate às Drogas e ao Crime (UNODC, na sigla em inglês). A cifra é seis vezes maior do que a verba direcionada ao desenvolvimento dos países e representa 1,5% do PIB mundial. Segundo o órgão, os "negócios" mais rentáveis aos criminosos são o tráfico de drogas e a pirataria e frear essas "ameaças a paz" é "um dos grandes desafios do planeta".
"Milhões de vítimas são afetadas todos os anos como consequência das atividades de grupos de crime organizado. Só as vítimas de tráfico de seres humanos representam 2,4 milhões a cada ano", disse o comunicado do UNODC, que lança simultaneamente uma campanha de conscientização sobre o tamanho do custo de redes de crimes internacionais.
É a primeira vez que o UNODC divulga tal estimativa, utilizando dados de outros órgãos da ONU e fontes internas e externas do escritório. Números da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o custo de tráfico de seres humanos, assim como informações sobre produtos falsificados copiladas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foram utilizados no levantamento.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano