O parlamento da Crimeia aprovou uma lei para assumir o controle de todos os portos da Ucrânia. O governo regional criou um órgão chamado Comitê Republicano de Transporte e Comunicação para gerenciar as atividades.
Operadores disseram que os portos de Kerch, Yalta, Evpatoriya, Theodosia e o porto comercial de Sevastopol agora estão sob controle do novo comitê. "É uma situação estranha", disse um executivo de transporte marítimo que opera na região. "O parlamento da Crimeia não é reconhecido em qualquer outro lugar do mundo a não ser a Rússia. Se há essas alterações elas podem ser contestadas como ilegais", afirmou.
Cerca de 12% das cargas da Ucrânia passam pelos portos da Crimeia. A maioria dos operadores que utilizam os portos são russos e ucranianos, mas as companhias de navegação ocidentais também fazem negócios na região com parceiros locais.
As exportações de trigo, ferro e aço da Ucrânia devem ser transferidas para os portos localizados no Mar Negro, como Odessa, Yuzni e Illichivsk, que ainda permanecem sob controle de Kiev. Fonte Dow Jones Newswires.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião