Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
austrália

Cristal indica que vida na Terra pode ter surgido há 4,1 bilhões de anos

Um antigo cristal de zircão descoberto no oeste da Austrália pode conter evidência de que a vida apareceu no planeta Terra há 4,1 bilhões de anos, ou cerca de 300 milhões de anos mais cedo do que se pensava, segundo uma equipe de pesquisadores norte-americanos.

Cientistas das universidades de Stanford e da Califórnia disseram ter recentemente coletado cristais em Jack Hills, na Austrália, incluindo o que se acredita conter um depósito de carbono com 4,1 bilhões de anos.

“O completo revestimento dele pelo zircão sem rachaduras e sem contato prévio demonstra que não se trata de contaminação por um processo geológico mais recente, e pode ser evidência da origem da vida na Terra há cerca de 4,1 bilhões de anos”, diz o artigo publicado pela equipe nesta segunda-feira no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cientistas têm usado o registro de fósseis para concluir que a história da vida na Terra teria começado há cerca de 3,8 bilhões de anos na forma de criaturas de uma só célula. Acredita-se que os humanos apareceram somente há cerca de 200.000 anos.

O estudo tem como autores Elizabeth Bell, Patrick Boehnke e T. Mark Harrison, da Universidade da Califórnia, e Wendy Lao, de Stanford.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.