Entre os principais líderes das Américas, Cristina tem a popularidade mais baixa: apenas 30% de aprovação| Foto: Carlos Barria/Reuters

Presidente argentina faz discurso pedindo o fim do embargo

Com um denso improviso de 15 minutos, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, injetou a demanda da América Latina pelo fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba e sua reinserção no espaço interamericano logo na abertura da 5ª Cúpula das Américas. A exigência, colocada em um tom cordial e seguro, foi direcionada diretamente a Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. "Queremos frisar a (necessidade de) supressão da lógica do mundo bipolar, do anacronismo que significa, hoje, o bloqueio à república irmã de Cuba, e queremos pedir sua eliminação", declarou Cristina Kirchner, sob aplausos.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)
Confira a lista da popularidade de alguns dos presidentes
CARREGANDO :)
Veja também
  • EUA e Cuba ensaiam aproximação

Porto-de-Príncipe - Os presidentes dos 34 países das Américas do Sul, do Norte e Central – com exceção de Cuba – se reúnem em Trinidad e Tobago desde ontem para a reunião da Cúpula das Américas. Para medir a popularidade dos principais líderes do encontro, o instituto Barômetro Ibero-americano de Governabilidade realizou uma pesquisa em 18 países, publicada pelo jornal El Tiempo.

Publicidade

O resultado apontou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como o líder mais popular do continente americano. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fica em terceiro lugar, atrás também do colombiano Álvaro Uribe.

Obama recebe 85% de aprovação por sua gestão. Uribe tem 74%, apenas um ponto porcentual a mais que Lula, com 73%.

"Lanterna"

No outro extremo da pesquisa, a argentina Cristina Kirchner recebe apenas 30% de aprovação e fica no último lugar da lista. Em penúltimo está o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, com apenas 35% de aprovação.

Na lista dos presidentes que receberam boas qualificações estão ainda o costarriquenho Oscar Arias (66%), em quarto lugar e Fernando Lugo (63%), do Paraguai, em quinto. Na sexta posição estão empatados, com 62% de aprovação, Manuel Zelaya, de Honduras; Elías Saca, de El Salvador e Leonel Fernández, da República Dominicana.

Publicidade

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que venceu recentemente referendo que permite sua reeleição ilimitada, teve 61% de aprovação.