A presidente Cristina Kirchner aproveitou a comemoração do Bicentenário da Independência da Argentina para defender seu governo e a administração de seu marido, o ex-presidente Nestor Kirchner. "Nós construímos um projeto para o país, como os heróis latino-americanos da época da independência", disse ela, em meio à festa dos 200 anos da revolução de maio de 1810.
Na companhia de sete presidentes sul-americanos, Cristina Kirchner inaugurou na Casa Rosada, o palácio presidencial, a galeria dos "patriotas latino-americanos do Bicentenário". O Brasil participa dessa galeria com um retrato de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, e de Getúlio Vargas.
Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que desembarcou na terça-feira (25) em Buenos Aires sem falar com a imprensa -, participaram ontem das cerimônias os líderes venezuelano, Hugo Chávez; chileno, Sebastián Piñera; equatoriano, Rafael Correa; boliviano Evo Morales; paraguaio, Fernando Lugo; e uruguaio, José Mujica.
Os ex-presidentes Manuel Zelaya, de Honduras, e Martín Torrijos, do Panamá, também estavam presentes na cerimônia como convidados especiais de Cristina. Zelaya, deposto em um golpe em junho, veio a Buenos Aires após passar por Equador e Venezuela, num périplo em busca de respaldo para conseguir voltar para Honduras. Lula não ficou para o banquete que Cristina ofereceu aos colegas sul-americanos.
Protestos
Associações ruralistas, que mantêm um estado de conflito com o governo desde 2008, celebraram a data nacional com "tratoraços" e carreatas em diversas estradas nas áreas agrícolas da Argentina. Os produtores agropecuários exigem a redução imediata dos impostos que o governo de Cristina impõe sobre o setor.
A política econômica e social da administração Kirchner também foi alvo de manifestações de grupos de esquerda, comunidades indígenas e ONGs ambientalistas na Praça do Congresso Nacional, no centro de Buenos Aires. Juan Carlos Alderete, líder da Corrente Classista e Combativa, afirmou que "os pobres da Argentina não têm nada para celebrar".
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada