Em um vídeo publicado na manhã deste sábado (18) em seu Twitter, a ex-presidente argentina Cristina Kirchner anunciou que pretende sair como candidata a vice-presidente nas próximas eleições do país. Ela informou que pediu a Alberto Fernández que saia como cabeça de chapa. Cristina era um dos nomes mais fortes na corrida presidencial deste ano.
"Pedi a Alberto Fernández que encabece a chapa que integraremos juntos, ele como candidato a presidente e eu como candidata a vice, para participar das próximas eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias". Em um vídeo intitulado "En la Semana de Mayo, reflexiones y decisiones" (na semana de maio, reflexões e decisões, em tradução livre), a ex-presidente conta que conhece o indicado há mais de 20 anos. Fernández foi chefe de gabinete de Néstor Kirchner - ex-presidente da Argentina morto em 2010 - durante todo o mandato e teria tido um papel importante ao apoiar o marido a "decidir, organizar, fazer acordos e buscar sempre a maior amplitude possível do governo".
As eleições acontecem em outubro deste ano. O prazo para a inscrição final é 22 de junho e as pesquisas mais recentes apontavam uma vantagem de Cristina em relação ao atual presidente, Mauricio Macri, de 5 a 9 pontos percentuais, mesmo sendo investigada em sete casos de corrupção.
PEC da escala 4×3 encontrará resistência de vários lados no Congresso
Dança da campanha e cinturão de “presente”: a visita de Trump ao UFC após vitória nas urnas
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
Casa de autor de explosões no DF é incendiada em SC e ex-mulher fica gravemente ferida