A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, atacou nesta quinta-feira (24) o jornal espanhol "El País" por publicar foto falsa do mandatário venezuelano, Hugo Chávez. A foto publicada era de um vídeo de outro homem no site YouTube.

CARREGANDO :)

Em mensagens no microblog Twitter, a chefe de Estado disse que ficou com o estômago embrulhado quando viu a capa do jornal, e chamou a imagem de "canalhice". "Na capa do 'El País' vi uma foto que, na verdade, não é uma foto. É uma canalhice".Ela se questionou sobre o autor da imagem e o editor que a publicou. "Como será a pessoa que montou a foto? Será que ela anda pelas ruas de Madri junto com homens e mulheres normais? E será que o editor escreve editoriais sobre ética, moral e bons costumes e aponta com o dedo sua próxima vítima?", questionou.

A foto foi um estopim para mais um ataque de Cristina à imprensa, incluindo o "Clarín", diário opositor e alvo das principais críticas da presidente."Imprensa canalha. Não há outro adjetivo. É igual em todos os lugares, o 'El País' em Madri, o 'The Sun' em Londres, envolvido em escândalos de corrupção e quem sabe outras coisas mais. Aqui [Argentina] é o 'Clarín'. Sobre isso não faltam adjetivos, sobram e são bastante conhecidos".

Publicidade

Ela deu apoio ao vice-presidente Nicolás Maduro e pediu às filhas de Chávez, Maria e Rosa, que continuem cuidando do mandatário, que fez a quarta cirurgia contra um câncer na região pélvica em 11 de dezembro em Cuba. Desde então, nenhuma imagem dele foi exibida.