Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições argentinas

Cristina Kirchner diz que primeira viagem após a vitória será ao Brasil

Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar (Foto: Roberto Custódio/JL)

A presidente eleita da Argentina, a primeira-dama Cristina Fernández de Kirchner, confirmou na terça-feira que o Brasil será o destino de sua primeira viagem ao exterior após a vitória nas eleições de domingo. Ela disse também que o presidente americano, George W. Bush, convidou-a a ir aos Estados Unidos. Ela recebeu um telefonema de Bush, que a convidou para visitar Washington logo após sua posse, em 10 de dezembro.

Em entrevista ao canal CNN em espanhol, Cristina declarou que sua prioridade nas relações internacionais será a América Latina e que sinal disso será a viagem ao Brasil para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que repetiu o convite feito a Cristina logo após a eleição.

- Nossa casa é a América Latina, sem negarmos o mundo. A primeira visita que vou fazer depois de ter ganhado as eleições é precisamente ao Brasil - disse. - É necessário também configurar-se como blocos sólidos para poder também articular e negociar com os outros blocos - acrescentou.

A Argentina é integrante do Mercosul junto com Brasil, Uruguai e Paraguai - Chile e Bolívia são associados ao bloco e a Venezuela está em processo de adesão plena.

Cristina também afirmou que planeja se encontrar com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez. A Argentina mantém com o país tensas relações e uma disputa internacional devido à instalação de uma fábrica de celulose na parte uruguaia de um rio compartilhado, algo que Buenos Aires rechaça.

- Não somente vou me reunir...temos uma excelente relação com Tabaré (Vázquez) e com os irmãos do Uruguai - afirmou à CNN.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros