A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, votou na manhã deste domingo (11) e afirmou que as eleições primárias estão ocorrendo em clima de normalidade em todo o país. Questionada sobre as denúncias contra seu governo, ela se mostrou despreocupada.
"Escuto denúncias há 20 anos", disse. "É preciso ganhar com propostas, mais do que com denúncias".
A presidente chegou de bom humor em uma escola de Río Gallegos, na província de Santa Cruz, para votar.
"Meu sentimento depois dessas experiências é sempre diferente e lindo. Estamos passando pelas segundas Paso e isso foi um salto qualitativo importantíssimo", disse ela sobre a implementação das Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias.
A presidente enfrenta um teste em uma eleição primária que vai mostrar se tem apoio popular suficiente para pressionar por uma mudança constitucional que lhe permita concorrer pela terceira vez à Presidência, em 2015.
Os candidatos às eleições legislativas de outubro serão escolhidos nas primárias abertas deste domingo, mas, como não há disputa entre os postulantes nas listas apresentadas por cada partido, a votação serve mais como uma avaliação dos seis anos de Cristina no poder.
As últimas pesquisas indicam que 60% dos argentinos desaprovam a gestão de Cristina. No último ano e meio, a presidente enfrentou turbulência econômica, escândalos de corrupção e uma sucessão de protestos que deterioraram sua imagem.