Ouça este conteúdo
A atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, emitiu um comunicado, nesta terça-feira (21), anunciando que receberá a vice-presidente eleita, Victoria Villarruel, para dar continuidade ao processo de transição do governo.
A notícia foi divulgada após a reunião do mandatário Alberto Fernández com Javier Milei, nesta manhã, na residência oficial da presidência, em Olivos.
O comunicado desta tarde dizia que a secretária administrativa do Senado, Luz Alonso, contatou a equipe de Villarruel para informar que amanhã (22), às 17h, Kirchner, que atualmente preside o órgão, receberá a nova eleita.
No país, quem assume o cargo de vice-presidente fica responsável pela presidência do Senado e tem poder de voto no caso de decisões legislativas que estejam empatadas.
A notícia foi confirmada depois de Cristina suspender uma viagem a Itália, onde ministraria uma palestra em uma universidade.
O encontro acontecerá antes da sessão preparatória do dia 29 de novembro, momento em que Villarruel prestará juramento de posse com os demais senadores eleitos no dia 22 de outubro, aceitará a renúncia dos legisladores que foram eleitos para ocupar outros cargos e prestará juramento de posse de seus substitutos.
Ainda no dia 29, serão nomeadas as autoridades da Câmara, a presidência provisória do Senado e os secretários parlamentares e administrativos, embora, segundo o jornal argentino Clarín, essas nomeações possam ser adiadas devido a uma possível falta de acordo entre o novo partido no poder e a oposição.