Cristina Pecequilo, cientista política

CARREGANDO :)

Dar abrigo ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, está de acordo com as posições brasileiras para questões internacionais, afirma Cristina Pecequilo, cientista política especialista em relações internacionais. Para ela, o governo brasileiro está defendendo a normalidade democrática do país centro-americano.

O abrigo dado ao presidente deposto está de acordo com o tipo de diplomacia que o Brasil costuma adotar?

Publicidade

A postura do governo brasileiro é condizente com todas as suas ações prévias de diplomacia. Zelaya foi um presidente eleito pelo povo hondurenho e sofreu um golpe militar. A posição brasileira apenas reflete o ideal de manutenção da democracia e a tentativa de preservar a integridade do presidente de Honduras.

O governo brasileiro tinha alguma outra opção, além da interferência em uma crise local?

Eu não considero que a atuação brasileira seja uma interferência. O posicionamento do Itamaraty, assim como o da Organização dos Estados Americanos, foi pela condenação do golpe militar em Honduras. Além disso, o fato de um cidadão – embora presidente - pedir e receber asilo em uma embaixada estrangeira não justifica a existência de pressões como as que o governo atual de Honduras vem fazendo. A postura do governo Micheletti é equivocada de acordo com as regras da comunidade internacional.

A partir de agora, qual passa a ser o nível de envolvimento brasileiro na questão hondurenha?

O nível de envolvimento brasileiro foi alto desde o início, com a condenação do golpe e o pedido de retorno de Zelaya ao poder. O governo usava apenas os canais adequados, sem interferir na política local. O que acontece a partir de agora é que o atual governo de Honduras está desrespeitando a embaixada brasileira. O Brasil é uma potência regional e vai administrar suas ações e compromissos como tal.

Publicidade

Pode ocorrer uma escalada prolongada de violência em Honduras?

A situação já é bastante precária. A sociedade hondurenha está dividida, e reações como as que vêm sendo adotadas pelo governo golpista somente acentuam esse clima de violência e instabilidade.