O grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertou nesta quarta-feira (9) o primeiro de cinco reféns que havia prometido libertar esta semana, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
María Cristina Rivera, porta-voz da Cruz Vermelha, leu comunicado no qual informou que o vereador Marcos Baquero já foi entregue à ex-senadora colombiana Piedad Córdoba e a representantes do CICV. O grupo está a bordo de um helicóptero oferecido pelo Brasil e se dirige ao aeroporto de Villavicencio, cidade situada 75 quilômetros a sudeste de Bogotá.
O Brasil colaborará com a Colômbia em qualquer gestão de paz sempre e quando Bogotá pedir, reafirmou nesta quarta Marco Aurélio Garcia, assessor especial de assuntos internacionais da presidente Dilma Rousseff.
Em visita à Colômbia, Garcia também afirmou que Dilma deve protagonizar visita de Estado à Colômbia ainda no primeiro semestre deste ano. "É extraordinária a sintonia entre os dois presidentes", declarou García, referindo-se a Dilma e ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.
O chefe de Estado colombiano esteve no Brasil em 1º de janeiro para a posse de Dilma e no ano passado os dois se reuniram quando ela ainda era candidata ao cargo que hoje exerce. As informações são da Associated Press.