O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está distribuindo pela primeira vez em nove meses ajuda humanitária em Aleppo e sua periferia, no norte da Síria, disse nesta quinta-feira à Agência Efe o porta-voz do CICV em Damasco, Ralph el Hague.
A fonte explicou por telefone que o acesso foi possível após meses de negociações com o governo e a oposição para poder entrar na zona.
"Começamos ontem o elenco (filme) se estenderá ao longo dos próximos dias. Repartimos até agora ajuda a 30 mil pessoas nas áreas de Manbech e Al Bab (ao leste de Aleppo), controladas pelos rebeldes", indicou El Hague.
O objetivo é assistir cerca de 60 mil deslocados pela violência dentro da província.
Nesse sentido, o porta-voz de CICV ressaltou que também têm intenção de entregar ajuda em lugares sob controle governamental.
Em comunicado, a organização destacou que, durante essa operação, que desenvolve em colaboração com o Crescente Vermelho sírio, distribuirá alimentos em Safira, ao sul de Aleppo.
O CICV fez um apelo na nota a todas as partes para que cumpram com suas obrigações sob a lei humanitária internacional, sobretudo para proteger as vidas dos civis e facilitar o trabalho das organizações humanitárias.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião