• Carregando...

A delegação cubana abandonou a sala do plenário da Assembléia Geral da ONU nesta terça-feira (25) ao ouvir as alusões à falta de liberdade na ilha feita pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em seu discurso.

Bush disse que em Cuba "não há liberdade de expressão, de associação nem eleições livres e que "o regime de um ditador cruel se aproxima do seu fim".

Segundo Bush, "o povo cubano está preparado para a liberdade e sua nação entra em um período de transição. A ONU deve insistir na liberdade de expressão, na liberdade de reunião e em última instância, em eleições livres e competitivas" em Cuba.

Discurso de Bush

Em seu discurso na Assembléia Geral da ONU, nesta terça-feira (25), George W. Bush anunciou que irá impor sanções ao governo ditatorial de Mianmar. O presidente dos Estados Unidos acusou o regime de manter uma censura de 19 anos, "imposta pelo medo".

Ele encorajou a ONU a manter a luta contra a tirania e a falta de liberdades, princípios que os Estados Unidos compartilham e que o levou a impor novas sanções contra o regime militar de Mianmar.

Baseando-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o presidente evitou falar sobre os grandes conflitos internacionais, e mencionou superficialmente Irã, Zimbábue e Cuba como países onde não há liberdade.

Discurso de Lula

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso focado na questão ambiental na abertura da 62ª Assembléia Geral da ONU, na manhã desta terça-feira (25) em Nova York, nos Estados Unidos.

"O mundo não modificará sua relação irresponsável com a natureza sem modificar a relação com o desenvolvimento e a repartição das riquezas", afirmou Lula, relacionando o consumo (principalmente dos países ricos e industrializados) à produção de bens que geram poluição e gases que levam ao aquecimento global.

Lula defendeu a realização de uma nova conferência para o meio-ambiente em 2012, assim como ocorreu na Eco 92 (também conhecida como Rio 92) e na Rio+10, realizada na África do Sul em 2002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]