Cuba aprovou, neste sábado (13), uma nova lei eleitoral para retornar a um sistema de governo com presidente da República e primeiro-ministro. O poder, porém, continuará nas mãos do Partido Comunista de Cuba (PCC).
O presidente e o vice serão escolhidos de forma indireta pelo Parlamento, controlado pelo PCC, para um mandato de cinco anos, podendo haver uma reeleição. O primeiro-ministro será escolhido pelo presidente a partir de uma lista de deputados e sua função será liderar o governo, tomando as principais decisões executivas - e também escolher os ministros.
Atualmente, o cargo máximo é o de presidente do Conselho de Estado e de Ministros, que já foi ocupado por Fidel Castro, Raúl Castro e, agora, por Miguel Díaz-Canel, quem deve ser escolhido para a presidência da República, segundo a agência de notícias AFP. O Conselho de Estado ficará sob o controle do presidente da Assembleia Nacional, com função legislativa.
Outra mudança é a diminuição no número de deputados, que passará de 605 a 474, e no número de membros do Conselho de Estado, de 31 para 21. Segundo a AFP, também serão criados os cargos de governador e prefeito provincial, os quais serão nomeados pelas assembleias municipais.
Poucas mudanças
A lei foi aprovada na metade do tempo estipulado e por unanimidade em uma sessão comandada por Raúl Castro, presidente do Partido Comunista de Cuba, a única força política legalmente permitida e consagrada na constituição cubana.
Continua em vigor a proibição de "todo o tipo de propaganda eleitoral individual e qualquer outra ação que vise inclinar a decisão dos eleitores a favor ou contra um candidato", barrando qualquer proposta reformista que venha de dentro do próprio sistema.
As Comissões de Candidatura também estão previstas na nova legislação eleitoral e são vistas como um freio à mudança, já que essas entidades são basicamente responsáveis por elaborar e apresentar os projetos de candidaturas para as assembleias municipais e provinciais, bem como de deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular. O único voto direto permitido é em nível municipal, para o cargo equivalente ao de vereador.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião